Ano 8, n. 22, ano 2015
As letras das canções Cidade maravilhosa, de 1935, e Rio 40 graus, de 1992, parecem não retratar a mesma cidade.
As diferentes percepções do Rio de Janeiro, retratadas em cada letra, podem ser associadas, respectivamente, às ideias de:
(A) ostentação da beleza natural - reformulação da segurança pública
(B) mistificação da relevância política - caracterização da desordem urbana
(C) enaltecimento da tranquilidade social - valorização da integração étnica
(D) glorificação da identidade local - reconhecimento da diversidade cultural
Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Expansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo
Subitem do programa: Processos espaços-temporais de formação da região metropolitana do Rio de Janeiro
Objetivo: Discriminar diferenças nas representações sobre a cidade do Rio de Janeiro, entre as décadas de 1930 e 1990, a partir de composições musicais.
Comentário da questão:
O Rio de Janeiro, sua história, seus habitantes, suas particularidades geográficas e paisagísticas foram, e ainda são, assunto recorrente de diversas manifestações e produtos culturais, como exemplificam as canções “Cidade maravilhosa” e “Rio 40 graus”. As canções mencionadas simbolizam representações da cidade carioca associadas às circunstâncias do momento em que foram produzidas, respectivamente, as décadas de 1930 e 1990. “Cidade Maravilhosa”, hoje hino oficial da cidade, se caracteriza pelo tom ufanista na alusão aos muitos encantos da então capital do país, singularizando sua identidade local, enaltecendo assim sua importância e referencialidade para o país e para o exterior. “Rio 40 Graus” apresenta as diversidades socioculturais da metrópole carioca, elencando grupos e territórios plurais reunidos na mesma cidade, redimensionando assim seus contrastes sob a designação do Rio de Janeiro ser o purgatório da beleza e do caos.
Percentual de acertos: 73,85%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)