Questões comentadas

2013 - Exame Discursivo - Questão 8
Disciplina: Geografia

Ano 6, n. 16, ano 2013



A gestão de resíduos sólidos em grandes cidades envolve uma complexidade de problemas, o que demanda ações eficientes por parte do poder público.
Cite quatro problemas relacionados aos processos de coleta e descarte do lixo na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Objetivo: Identificar problemas relacionados aos processos de coleta e descarte do lixo na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Item do programa: Relação sociedade-natureza
Subitem do programa: Os grandes problemas ambientais da atualidade

Comentário da questão:

Os espaços urbanos com elevada população são áreas onde diversos problemas ambientais são gerados e se expandem, acarretando consequências negativas tanto para a natureza como para as sociedades que ali se estabelecem. No caso de países pobres, um dos principais problemas ambientais das grandes cidades está relacionado ao recolhimento e à deposição de resíduos sólidos.
A região metropolitana do Rio de Janeiro ainda não alcançou uma eficiência na gestão desses resíduos, de modo que não comprometa a qualidade de vida da população envolvida. Podem ser apontados como problemas relacionados à coleta e à deposição de lixo nessa área urbana: insignificância da coleta seletiva; existência de depósitos de lixo a céu aberto, os chamados “lixões”; coleta insuficiente do lixo domiciliar; acúmulo de materiais não biodegradáveis; contaminação do solo e do lençol freático por chorume, assim como a  contaminação do solo e de pessoas por produtos tóxicos; proliferação de insetos, roedores e outros vetores de doenças nos lixões.

 

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 20/09/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados