Questões comentadas

2013 - Exame Discursivo - Questão 7
Disciplina: Química

Ano 6, n. 16, ano 2013


Observe os diagramas de mudança de fases das substâncias puras A e B, submetidas às mesmas condições experimentais.


Indique a substância que se funde mais rapidamente. Nomeie, também, o processo mais adequado para separar uma mistura homogênea contendo volumes iguais dessas substâncias, inicialmente à temperatura ambiente, justificando sua resposta.

Objetivo: Discriminar, com base em uma representação gráfica, substância pura de fusão mais rápida e o processo mais adequado de separação de uma mistura.
Item do programa: Substância
Subitem do programa: Substância pura

Subitem do programa: Misturas e processos de separação

Item do programa 3: Moléculas

Subitem do programa: Propriedades físicas

Comentário da questão:

Nos diagramas, observam-se dois patamares com temperatura constante, sendo o inferior correspondente ao ponto de fusão e o superior, ao ponto de ebulição. Verifica-se que a substância A leva 35 min – 20 min = 15 min para passar do estado sólido para o líquido, enquanto a substância B leva 30 min – 10 min = 20 min. Logo, a substância A funde mais rapidamente que a substância B.
De acordo com os diagramas, também é possível verificar que as duas substâncias se encontram, nas condições ambientes (em torno de 25º), no estado líquido. O ponto de ebulição da substância A é de 50 ºC, enquanto o da B é de 118 ºC, sendo a diferença entre esses valores igual a 68 ºC. Portanto, o melhor processo para separar a mistura dessas duas substâncias puras é a destilação, mais especificamente a destilação fracionada. A destilação fracionada é empregada quando a diferença entre os pontos de ebulição das substâncias é inferior a 80 ºC.

 

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 30/10/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados