Questões comentadas

2009 - Exame Discursivo - Questão 2
Disciplina: Geografia

Ano 2, n. 3, ano 2009

 

PIB da Amazônia Legal

cresce mais que o do país

 

O agronegócio avança e é apontado por ambientalistas como a principal causa da devastação na Amazônia. Setores do governo e representantes de produtores rurais descartam a hipótese de recuo do agronegócio na Amazônia Legal e afirmam que a tendência será aumentar a produção em áreas de florestas já abertas.

 

                                         Adaptado de Zero Hora, 16/06/2008

 

Folha de São Paulo, 01/06/2008

 

 

Diferentes critérios e objetivos podem orientar a divisão do espaço geográfico em regiões. Na Amazônia, uma variedade de parâmetros tem sido empregada para essa divisão, o que pode gerar dúvidas quanto ao recorte territorial de suas regionalizações.

Diferencie o recorte territorial da Região Norte do recorte da Amazônia Legal. Em seguida, aponte os dois principais produtos do agronegócio cuja expansão da produção representa um sério risco para o desmatamento na Amazônia.

Objetivo: Discriminar recortes territoriais e produtos associados ao agronegócio.
Item do programa: Organização do espaço brasileiro
Subitem do programa: A agropecuária e a organização do espaço: diferentes formas de produção rural; desenvolvimento das relações de produção capitalista no campo; estrutura fundiária e as relações de trabalho; a agricultura familiar e o agronegócio; conflitos pela terra e os principais atores sociais envolvidos; transformações nas relações cidade x campo; atividades não-rurais desenvolvidas no campo.

Comentário da questão:

A região Norte, uma das cinco macrorregiões do Brasil delimitadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Já a Amazônia Legal, cuja delimitação foi resultado das políticas territoriais do regime militar para a Amazônia, abrange, além da região Norte, parte dos estados do Mato Grosso e do Maranhão.

Os níveis elevados de desmatamento na Amazônia são associados ao avanço do agronegócio, centrado na produção de carne bovina e de soja.

 

ISSN 1984-1604

Ano 6, n. 18, 2013

Rio de Janeiro, 21/04/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados