Questões comentadas

2009 - Exame Discursivo - Questão 6
Disciplina: Geografia

Ano 2, n. 3, ano 2009

Cerca de 200 milhões de pessoas (3% da população mundial) não vivem em seus países de origem. Do ponto de vista do nível de desenvolvimento do país de origem e do país de destino, distinguem-se na atualidade três tipos de fluxos migratórios, identificados no mapa com os números ,  e .

Identifique dois desses movimentos populacionais e aponte a característica principal do perfil do trabalhador migrante que participa de cada um deles.

Objetivo: Discriminar fluxos migratórios internacionais de trabalho.
Item do programa: Organização do espaço mundial
Subitem do programa: A população mundial: dinâmicas do crescimento demográfico e seus efeitos na estrutura populacional; as transformações no mundo do trabalho; as principais teorias demográficas; movimentos migratórios internacionais e as questões econômicas, políticas e culturais associadas.

Comentário da questão:

As migrações internacionais de trabalho são fortemente orientadas pelas características socioeconômicas dos países de origem e de destino desses fluxos.

O mapa representa três movimentos populacionais realizados por três perfis de trabalhadores:

1- Deslocamento de países subdesenvolvidos para países desenvolvidos: trabalhadores com qualificação reduzida, ocupando atividades pouco valorizadas nos países de destino.

2- Deslocamento entre países desenvolvidos: trabalhadores altamente qualificados, em busca de ampliação de seus horizontes profissionais.

3- Deslocamento entre países pouco desenvolvidos: trabalhadores desempregados ou subempregados, com baixa qualificação, em busca de ocupação em áreas com maior dinamismo econômico.

 

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 25/10/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados