Questões comentadas

2009 - Exame Discursivo - Questão 6
Disciplina: Biologia

Ano 2, n. 3, ano 2009


Nas últimas décadas, os serviços de saúde têm voltado sua atenção para várias viroses humanas até então desconhecidas e, ao mesmo tempo, se preocupam com o aumento do número de casos de outras que pareciam já controladas. Essas doenças são conhecidas, respectivamente, como emergentes e reemergentes.
Cite um exemplo de cada uma dessas viroses encontradas no Brasil e apresente um fator responsável pela emergência e outro pela reemergência.

Objetivo: Exemplificar importantes doenças virais e discriminar seus fatores de emergência ou reemergência no Brasil.
Item do programa: Saúde, higiene e saneamento básico
Subitem do programa: Doenças infectocontagiosas e parasitárias no Brasil; endemias e epidemias

Subitem do programa: Medidas preventivas em saúde pública: higiene, saneamento básico e vacinação

Comentário da questão:

Dentre as viroses emergentes no Brasil, destacam-se a AIDS e algumas doenças hemorrágicas, como a hantaviroses; dentre os reemergentes estão a dengue e a febre amarela. Um fator responsável pela emergência de doenças está associado à existência de mutações em um microrganismo que o transformam em agentes patogênicos ou que facilitam a transposição de patógeno existente em uma espécie para outra. Alguns fatores que facilitam a reemergência são: condições deficientes de saneamento básico; medidas insuficientes visando ao controle de vetores; alterações ocorridas no meio ambiente, antropogênicas ou não; baixos níveis socioeconômico e educacional de populações.

 

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 19, 2014

Rio de Janeiro, 02/08/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados