Questões comentadas

2010 - Exame Discursivo - Questão 3
Disciplina: História

Ano 3, n. 6, ano 2010

Gonçalves Dias é um dos principais representantes do Romantismo no Brasil, movimento contemporâneo ao processo de consolidação do Estado monárquico brasileiro e que forneceu elementos simbólicos para a construção da identidade nacional. Observe este fragmento de um de seus poemas:

Identifique, em Canção do Tamoio, um elemento integrante da proposta de construção da identidade nacional brasileira. Justifique também a utilização desse elemento pelo movimento romântico.

Objetivo: Discriminar símbolos referentes à identidade nacional presente em texto do Romantismo brasileiro.
Item do programa: O longo século XIX (1815-1914)
Subitem do programa: Romantismo, nacionalismo e a construção do Estado-Nação

Comentário da questão:

Após a separação política entre Brasil e Portugal, promoveram-se iniciativas que, além de dar forma às instituições necessárias à consolidação da independência do país, buscaram forjar laços de unidade entre os habitantes do vasto território brasileiro, construindo um sentimento de identidade nacional. O movimento romântico brasileiro, do qual Gonçalves Dias é um dos mais importantes representantes, vinculou-se ao projeto de nação que se constituiu durante o período imperial no Brasil, fornecendo elementos para a construção dessa identidade. A valorização de um indígena idealizado, verdadeiro cavaleiro medieval, inspirado em muitas características, valores e atitudes resgatados pelo Romantismo europeu, foi um desses elementos, presente em vários textos, como em Canção do Tamoio. O indianismo representava uma forma de destacar a originalidade do povo brasileiro, diferenciando-o do português colonizador e tentando apagar a presença do negro, significativa por conta da escravidão africana.

 

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 31/10/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados