Questões comentadas

2010 - Exame Discursivo - Questão 5
Disciplina: Geografia

Ano 3, n. 6, ano 2010

A região do pampa, no Rio Grande do Sul, reflete a realidade rural brasileira e suas mazelas.
Identifique o processo socioespacial que originou a estrutura agrária descrita no texto. Aponte também uma de suas causas e uma de suas consequências socioeconômicas.

Objetivo: Identificar e explicar as causas e consequências do processo socioespacial determinante da estrutura agrária brasileira contemporânea.
Item do programa: Trabalho, tecnologia e a produção social do espaço
Subitem do programa: Espaço rural: estrutura fundiária e as relações de trabalho; conflitos pela terra e os principais atores sociais envolvidos

Comentário da questão:

Os versos da música gravada pelo grupo Engenheiros do Havaí fazem diversas referências à concentração fundiária na região do pampa gaúcho, principal processo socioespacial que determinou a atual estrutura agrária do Brasil. Como causas socioeconômicas desse processo destacam-se a modernização da agricultura, o sistema de sesmarias, adotado na época colonial, e a legislação fundiária, que restringe o acesso à terra ao pequeno agricultor. Já entre as diversas consequências socioeconômicas para os espaços rurais e urbanos do país, decorrentes desse processo, destacam-se o êxodo rural, a redução dos cultivos de subsistência, o empobrecimento do morador do campo e o aumento das desigualdades de renda no país.

 

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 16/09/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados