Questões comentadas

2011 - Exame Discursivo - Questão 7
Disciplina: Biologia

Ano 4, n. 10, ano 2011

Um par de alelos regula a cor dos pelos nos porquinhos da Índia: o alelo dominante B produz a pelagem de cor preta e seu alelo recessivo b produz a pelagem de cor branca. Para determinar quantos tipos de gametas são produzidos por um desses animais, cujo genótipo homozigoto dominante tem o mesmo fenótipo do indivíduo heterozigoto, é necessário um cruzamento-teste.
Admita que os descendentes da primeira geração do cruzamento-teste de uma fêmea com pelagem preta apresentem tanto pelagem preta quanto pelagem branca.
Descreva o cruzamento-teste realizado e determine o genótipo da fêmea e os genótipos dos descendentes.

Objetivo: Descrever o cruzamento-teste especificado e seus genótipos.
Item do programa: Bases da genética
Subitem do programa: Hereditariedade: mendelismo e neomendelismo

Comentário da questão:

Quando o genótipo homozigoto dominante e o genótipo heterozigoto têm o mesmo fenótipo - no caso, a fêmea com pelagem preta -, utiliza-se um cruzamento-teste com um genitor homozigoto recessivo, para determinar quais tipos de gametas são produzidos por essa fêmea. A  análise dos fenótipos dos descendentes do cruzamento indicado permite determinar o genótipo da fêmea com a característica dominante, tendo em vista que esta foi cruzada com o macho homozigoto recessivo (bb). A existência de descendentes com pelagem branca (bb) já é suficiente para classificar a fêmea preta como geneticamente heterozigota (Bb). Por sua vez, os descendentes com pelagem preta de genitor branco são sempre heterozigotos (Bb).

 

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 30/10/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados