Questões comentadas

2012 - Exame Discursivo - Questão 7
Disciplina: Biologia

Ano 5, n. 13, ano 2012


As células-tronco se caracterizam por sua capacidade de autorrenovação e diferenciação em múltiplas linhagens celulares. Podem ser classificadas, quanto à origem, em células-tronco embrionárias e células-tronco adultas. As adultas são encontradas nos tecidos dos organismos após o nascimento, sendo capazes de promover a diferenciação celular específica apenas do tecido de que fazem parte.
Nomeie a estrutura do blastocisto na qual se encontram as células-tronco embrionárias. Identifique, também, no caso de uma lesão tecidual, a vantagem da existência de células-tronco adultas nos tecidos.

Objetivo: Nomear estrutura embrionária e explicar vantagem da existência de células-tronco adultas nos tecidos.
Item do programa: Vírus....... células e tecidos
Subitem do programa: Células-tronco: diferenciação celular, terapia celular

Comentário da questão:

As células-tronco embrionárias são derivadas do embrioblasto do blastocisto. Elas constituem os tipos celulares mais indiferenciados, capazes de produzir qualquer tipo celular do organismo embrionário ou adulto; por isso, são a principal célula escolhida para emprego na terapia com células-tronco. No entanto, quando um tecido adulto é lesionado, as células-tronco adultas presentes nesse tecido são capazes de se proliferar, originando novas células e substituindo total ou parcialmente aquelas perdidas após uma lesão.

 

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 23/10/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados