Questões comentadas

2012 - Exame Discursivo - Questão 1
Disciplina: História

Ano 5, n. 13, ano 2012



Os descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI foram processos importantes para a construção do mundo moderno. A chegada dos portugueses ao Brasil decorre dos projetos que levaram diferentes nações europeias às grandes navegações.
Formule uma resposta à pergunta do autor, ao final do texto: qual foi a finalidade da expedição de Cabral?
Em seguida, cite dois motivos que justificam as grandes navegações marítimas nos séculos XV e XVI.

Objetivo: Justificar, no contexto dos séculos XV e XVI, as motivações para as Grandes Navegações marítimas.
Item do programa: Construção e apogeu da modernidade ocidental (XV-XVI)
Subitem do programa: Expansão marítima e comercial europeia: entre o Mediterrâneo e o Atlântico

Comentário da questão:

Conhecedora das possibilidades da existência de terras a oeste do Atlântico que pertenceriam a Portugal, segundo o Tratado de Tordesilhas, a Coroa portuguesa tinha interesse em garantir a posse dessas terras como estratégia para o controle – virtual monopólio – da rota atlântica que levava às Índias Orientais, região das famosas especiarias, fonte de lucros para as burguesias e Estados nacionais europeus modernos.
Os séculos XV e XVI caracterizam-se pelo chamado “desencravamento planetário”, movimento que levou os recém-implantados Estados europeus a se lançarem nas navegações marítimas – pelo oceano Atlântico – à procura de soluções para a crise do feudalismo. Governos e setores da burguesia mercantil e da nobreza interessavam-se, dentre outras coisas, em encontrar novas rotas marítimas que os levassem às regiões das especiarias orientais; em buscar metais preciosos, matéria-prima para a manutenção do comércio e cunhagem das moedas; em encontrar novas terras para uma nobreza territorial enfraquecida com a crise feudal; em descobrir matérias-primas e produtos exóticos com valor no comércio europeu. Todo esse processo acabaria também por fortalecer os soberanos modernos e a Igreja Católica, que perdia fiéis com o processo das reformas religiosas.

 

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 23/10/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados