Questões comentadas

2012 - Exame Discursivo - Questão 9
Disciplina: História

Ano 5, n. 13, ano 2012



A Guerra do Vietnã, no sudeste asiático, foi um dos conflitos mais sangrentos do século XX, estando diretamente relacionado às tensões do contexto internacional, nas décadas de 1960 e 1970.
Identifique um fator que caracteriza a Guerra do Vietnã como um conflito típico da Guerra Fria. Apresente, também, duas consequências desse conflito para esse país.

Objetivo: Explicar a relação entre a Guerra do Vietnã e o contexto da Guerra Fria e identificar efeitos desse conflito para a sociedade vietnamita.
Item do programa: Da Guerra Fria ao mundo do tempo presente (1945-2001)
Subitem do programa: Guerra Fria: conceituação e consequências nas sociedades do pós-guerra

Comentário da questão:

Após a Guerra da Indochina, região de colonização francesa, formaram-se novos Estados nacionais, entre eles, as repúblicas do Vietnã do Norte e do Vietnã do Sul,  diplomaticamente polarizadas, tendo em vista o apoio norte-americano ao governo capitalista do Vietnã do Sul e apoio chinês ao governo socialista do Vietnã do Norte. O crescimento da ação de guerrilha dos vietcongues ocasionou e justificou o envio de tropas norte-americanas, ampliando em duração e gravidade o conflito armado e acirrando as divergências político-ideológicas entre o norte e sul. O Vietnã passava a ser uma questão mundial, tipificadora da bipolaridade da Guerra Fria, mobilizando opiniões, protestos e críticas em diversas sociedades europeias e americanas.
Para a sociedade vietnamita, particularmente para sua população camponesa, a guerra foi um flagelo, em especial, pelo uso por parte das tropas norte-americanas de explosivos, como as bombas de napalm, causando mortes e mutilações. Assistiu-se à devastação de povoados e campos agrícolas. Ao fim, as tropas do Vietnã do Norte foram vitoriosas. O Vietnã foi unificado territorialmente e politicamente, adotando um governo socialista.

 

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 02/09/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados