Questões comentadas

2009 - 1º Exame de Qualificação - Questão 1

Ano 1, n. 1, ano 2008

A argumentação do autor se pauta pela cautela, combatendo principalmente os discursos que fazem generalizações apressadas.
A frase do texto que melhor comprova essa afirmativa está indicada em:

(A) "Os que avaliam como baixa a participação política da juventude atual não podem afirmar que seja diferente da participação política das outras faixas." (l. 8-11)

(B) "O comportamento juvenil expressa as tendências gerais da sociedade como um todo." (l. 37-38)

(C) "A grande diferença está nos meios de que dispõem os jovens para desenvolver sua consciência crítica ou para manifestar sua postura política." (l. 39-41)

(D) "Atualmente, os jovens têm acesso aos meios de comunicação que permitem ampliar a velocidade e a abrangência da transmissão de idéias, o que oferece facilidades nunca antes disponíveis para a expressão política da juventude." (l. 43-47)

 

Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto

Item do programa: Estrutura da argumentação

Subitem do programa: A opinião e o fato

Objetivo: Discriminar pontos de vista em texto argumentativo.

Comentário da questão:

Um procedimento discursivo comum, nos textos argumentativos, é o de construir a opinião a partir do confronto com opiniões opostas. O texto combate generalizações apressadas acerca do tema da participação política dos jovens;  por isso mesmo, o autor tece seus argumentos com cautela. No trecho entre as linhas 8 e 11, observa-se o diálogo com a seguinte opinião: "a participação política da juventude atual é baixa". O autor combate essa opinião, alegando, com sentido crítico, a necessidade de que seja revista essa avaliação ou esse discurso.

Percentual de acertos: 58,65%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

ISSN 1984-1604

Ano 6, n. 18, 2013

Rio de Janeiro, 24/04/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados