Questões comentadas

2009 - 1º Exame de Qualificação - Questão 54

Ano 1, n. 1, ano 2008

 

O olhar agudo de Machado de Assis capta de forma natural as alterações da dinâmica social - alterações que culminariam na abolição da escravidão, em 1888, e na proclamação da República, no ano seguinte. Um dos melhores retratos que Machado faz daquele momento está nesta página de Esaú e Jacó:

"A capital oferecia ainda aos recém-chegados um espetáculo magnífico. (...) Cascatas de idéias de invenções, de concessões rolavam todos os dias, sonoras e vistosas, para se fazerem contos de réis, centenas de contos, milhares, milhares de milhares, milhares de milhares de milhares de contos de réis.

Todos os papéis, aliás ações, saíam frescos e eternos do prelo. (...) Nasciam as ações a preço alto, mais numerosas que as antigas crias da escravidão, e com dividendos infinitos."

LUCIANO TRIGO
Adaptado de O viajante imóvel - Machado de Assis e o Rio de Janeiro de seu tempo. Rio de Janeiro: Record, 2001.

A denominação da ação econômica empreendida no momento histórico retratado por Machado de Assis e duas de suas principais conseqüências estão corretamente apresentadas na seguinte alternativa:

(A) Encilhamento - inflação e falência de empresas

(B) Funding-loan - industrialização e desvalorização da moeda

(C) Tarifas Alves Branco - urbanização e concentração de renda

(D) Convênio de Taubaté - endividamento e especulação financeira

 

Alternativa correta: (A)

Item do programa: Processo sócio-histórico de construção da sociedade brasileira do século XIX aos dias atuais

Subitem do programa: O processo de formação socioespacial do Brasil urbano e industrial

Objetivo: Identificar política financeira e suas conseqüências em contexto histórico específico.

Comentário da questão:

A leitura do texto de Machado de Assis permite identificar processos de avanço da política financeira brasileira no final do século XIX, pela alusão que faz ao crescimento dos investimentos na bolsa de valores e à constituição de um clima de euforia em torno dos lucros fáceis que daí decorriam - ação econômica denominada encilhamento. Essa euforia acabou por provocar uma alteração no desenvolvimento econômico, com o desvio dos capitais acumulados na economia do café para os investimentos financeiros, mantendo assim a crise que já se apresentava como um dado concreto, visível na inflação, e impedindo que outros setores produtivos tivessem sua produção iniciada ou implementada, especialmente o setor industrial, que sofreu várias falências.

Percentual de acertos: 24,99%

Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 28/11/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados