Questões comentadas

2011 - 1º Exame de Qualificação - Questão 14

Ano 3, n. 7, ano 2010

O processo de composição da imagem de Pep Montserrat é o de "colagem", misturando e combinando signos visuais diferentes.
Esse processo de mistura e combinação pode ser relacionado diretamente ao seguinte trecho do texto de Ana Maria Machado:

(A) jamais a leitura conseguirá acompanhar a expansão incontrolável e necessariamente caótica da produção dos textos, que se multiplicam ainda mais, numa infinidade de meios novos. (l. 12-14)

(B) abandona-se o exame dos textos e da literatura, criam-se os especialistas em leitura, multiplicam-se as reflexões sobre livros e leitura, (l. 14-15)

(C) o poder de compreender o texto suficientemente para perceber que nele há várias outras possibilidades de compreensão (l. 25-26)

(D) Constatar que dominar a leitura é se apropriar de alguma forma de poder está na base de duas atitudes antagônicas dos tempos modernos. (l. 28-29)

 

Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: Estrutura e Sentido do Texto

Item do programa: Intertextualidade

Subitem do programa: Efeitos de afirmação de um texto pelo outro

Objetivo: Identificar traços de sentido comuns a dois textos.

Comentário da questão:

Na imagem de Pep Montserrat, um homem se encontra sentado em frente a uma mesa. O desenho da figura do homem usa o recurso de colagem, porque seu corpo parece sair de histórias em quadrinhos, enquanto seu rosto parece ter sido recortado de revistas de celebridades, mostrando um galã sorrindo. Ora, este processo de combinação remete diretamente ao processo de multiplicação de novos meios de produção de textos.

Percentual de acertos: 55,49%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 27/11/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados