Questões comentadas

2012 - 2º Exame de Qualificação - Questão 46

Ano 4, n. 12, ano 2011



O acesso das populações a água potável é um dos indicativos do nível de desenvolvimento e das condições de vida das sociedades no mundo contemporâneo.
A associação adequada entre o espaço geográfico e dois fatores que influenciam o percentual de acesso de sua população a agua potável está indicada em:

(A) Austrália – alta renda per capita / regularidade do regime de chuvas

(B) África Central – elevada mortalidade / insuficiência da bacia hidrográfica

(C) América do Norte – política de inclusão social / erradicação de agentes poluentes

(D) Europa Ocidental – estabilidade demográfica / qualidade dos sistemas de saneamento

 

Alternativa correta: (D)

Eixo interdisciplinar: Sociedade e Natureza

Item do programa: Formação histórica do mundo industrial moderno

Subitem do programa: Interesses econômicos e disputas políticas na apropriação dos recursos naturais e das fontes de energia

Objetivo: Descrever fatores causais relacionados aos percentuais de acesso a água potável em determinado espaço geográfico.

Comentário da questão:

O fornecimento de água potável tornou-se um dos índices de avaliação das condições de vida das populações, estando associado, por um lado, às demandas do crescimento populacional e, por outro, a políticas governamentais destinadas a garantir a regularidade do abastecimento. Em complementação a essas últimas, somam-se ações que buscam tratar e reaproveitar esgotos, efetivar medidas de saneamento básico e minimizar impactos ambientais derivados de problemas climáticos e de ações poluentes. No caso dos dados fornecidos pelo mapa, percebem-se percentuais mais baixos para o acesso das populações a rede de água potável, por exemplo, em determinadas regiões africanas, onde a ineficácia ou ausência de políticas públicas acabam por agravar fatores causadores de insalubridade. Em contrapartida, os percentuais mais elevados encontram-se em países e regiões onde existem práticas de saneamento estruturadas ao lado da estabilização do crescimento populacional, como é o caso da Europa Ocidental.

Percentual de acertos: 57,52%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

ISSN 1984-1604

Ano 7, n. 20, 2014

Rio de Janeiro, 24/10/2014

  • Busca:

FEED RSS Assine!

Colunas

Enquete

Qual a rede social que você mais acessa?

Ver resultados