Revista do Vestibular da Uerj
Uerj DSEA SR-1
Rio de Janeiro, 28/04/2024
Ano 12, n. 32, 2019
ISSN 1984-1604

Questões comentadas

Busca pela Disciplina Inglês
Busca por Nível de Dificuldade Difícil

    2016 - Exame Discursivo - Questão 1
    Disciplina: Inglês

    Ano 8, n. 24, ano 2015

     

    O primeiro parágrafo do texto oferece ao leitor um breve panorama de To kill a mockingbird, apresentando não só informações técnicas do filme como também as temáticas que aborda e sua avaliação pela crítica.

    Identifique duas qualidades indicadas na avaliação e dois dos temas tratados no filme. 

    Objetivo: Identificar qualidades e temas do filme comentado na resenha.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    A avaliação do filme é realizada por meio das seguintes expressões: much-loved, critically-acclaimed, exceptional achievement in acting, progressive, enlightened message (adorado, aclamado pela crítica, atuação excepcional, mensagem progressista e iluminada). Dentre os temas tratados no filme estão os seguintes: preconceito racial, violência, tolerância moral, coragem - todos identificáveis na última frase do primeiro parágrafo.

     

    2016 - Exame Discursivo - Questão 2
    Disciplina: Inglês

    Ano 8, n. 24, ano 2015

    Harper Lee’s Pulitzer Prize-winning autobiographical novel, (l. 5-6)

    Uma das diferenças entre o inglês e o português, no que diz respeito à construção de certos grupos nominais, é a ordem das palavras.

    Traduza o grupo nominal citado acima para o português. Em seguida, destaque do segundo parágrafo dois problemas existentes na cidade de Monroeville retratados tanto pelo livro quanto pelo filme. 

    Objetivo: Indicar a tradução em português de um grupo nominal complexo e identificar problemas na cidade mencionada no texto.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    Para traduzir o grupo nominal Harper Lee`s Pulitzer Prize-winning autobiographical novel é necessário, em primeiro lugar, identificar que seu núcleo é um substantivo  – novel (romance) - e adequar a tradução dos outros elementos lexicais à ordem da língua portuguesa. O resultado, então, é "o romance autobiográfico de Harper Lee, ganhador do Prêmio Pulitzer”. Dois problemas da cidade retratada, tanto no livro como no filme, podem ser deduzidos a partir da descrição da cidade como pobre e com casas deterioradas. O segundo parágrafo também aponta conflitos raciais e injustiças sociais como problemas vivenciados na cidade de Monroeville.

     

    2016 - Exame Discursivo - Questão 3
    Disciplina: Inglês

    Ano 8, n. 24, ano 2015

    De acordo com a sinopse do filme, To kill a mockingbird foi fiel ao livro que lhe deu origem. 

    Identifique duas afirmativas presentes na sinopse que aludem a essa fidelidade, em relação ao roteiro e em relação ao ambiente onde a história se passa. 

    Objetivo: Identificar asserções presentes na resenha.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Tipologias textuais

    Subitem do programa: Argumentação

    Item do programa 3: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    No segundo parágrafo, encontram-se as afirmativas que comprovam a fidelidade do filme ao romance: “O roteiro foi fielmente adaptado por Horton Foote” e “A cidade pobre do sul com suas casas deterioradas foi autenticamente recriada em um cenário da Universal Studios”. Os advérbios fielmente (faithfully) e autenticamente (authentically) referem-se, de forma precisa, à ideia de fidelidade.

     

    2016 - Exame Discursivo - Questão 4
    Disciplina: Inglês

    Ano 8, n. 24, ano 2015

    O parágrafo em que o filme é resumido traz informações sobre seus personagens e expõe o conflito vivido por eles.

    Descreva o personagem interpretado pelo ator Gregory Peck. Aponte, ainda, a causa defendida pelo personagem e uma das consequências dessa ação.

    Objetivo: Descrever personagem e identificar causa defendida e consequência dos atos desse personagem.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Tipologias textuais

    Subitem do programa: Descrição

    Item do programa 3: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    O personagem de Gregory Peck chama-se Atticus Finch e é descrito como viúvo, escrupulosamente honesto e advogado altamente respeitado (widower father, scrupulously honest and highly respected lawyer). Ele defendeu um homem negro, chamado Tom Robinson, falsamente acusado de atacar uma mulher branca (defense of a black man named Tom Robinson, falsely accused of attacking a Southern white woman). As consequências da defesa dessa causa para seus filhos foram as seguintes: eles não só foram atacados por um adulto preconceituoso que queria se vingar (a prejudiced adult vengefully attacks the children), mas também perderam a segurança e tranquilidade em que viviam (They are abruptly brought out of their insulated and carefree world).

     

    2016 - Exame Discursivo - Questão 5
    Disciplina: Inglês

    Ano 8, n. 24, ano 2015

    O texto 1 deixa clara a relação de parentesco entre alguns personagens de To kill a mockingbird, reiterada no fragmento do livro, reproduzido no texto 2. 

    Com base no texto 1, apresente o nome da narradora e estabeleça sua relação de parentesco com os personagens Atticus Finch e Jem.

    Em seguida, retire, em inglês, do primeiro parágrafo do texto 2, um trecho que contenha indícios da relação de parentesco entre a narradora e esses personagens.

    Objetivo: Identificar relação de parentesco entre personagens, com base em indícios do texto.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Formas do implícito

    Subitem do programa: Inferência

    Item do programa 3: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    A partir da segunda linha do terceiro parágrafo do texto 1, encontra-se o trecho em que o nome da narradora e sua relação de parentesco com Jem e Atticus Finch aparecem: named Scout (...) and her ten year-old brother Jem (...). Set in a small town in the 1930s, the story focuses on their widower father, (…) Atticus Finch. Portanto, o nome da narradora é Scout, que é irmã de Jem e filha de Atticus. O indício da relação de parentesco entre filhos e pai, presente no texto 2, encontra-se na seguinte passagem do primeiro parágrafo: He was much older than the parents of our school contemporaries, and there was nothing Jem or I could say about him when our classmates said, "My father —". Observe-se que he refere-se a Atticus Finch, pai de Scout e Jem, ambos representados no texto por our e Jem and I; além disso, o fragmento é sobre o fato de Scout e Jem não terem o que dizer quando o assunto discutido na escola era o pai.

     

    2016 - Exame Discursivo - Questão 6
    Disciplina: Inglês

    Ano 8, n. 24, ano 2015


    Our father didn’t do anything. (l. 7)

    De acordo com o terceiro parágrafo, a afirmação acima pode ser compreendida como falsa ou verdadeira.

    Explique por que esses dois pontos de vista são plausíveis.

    Objetivo: Explicar dupla interpretação de uma afirmação presente na narrativa.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Formas do implícito

    Subitem do programa: Inferência

    Item do programa 3: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    Quando Scout diz que “Nosso pai não fazia nada”, a frase pode ser compreendida como verdadeira porque ele não desempenhava nenhuma das funções comuns ou dignas de admiração na comunidade em que viviam, como, por exemplo, trabalhar na drogaria, em uma oficina ou, ainda, ser o delegado (not in a drugstore. Atticus did not drive a dump-truck for the county, he was not the sheriff, he did not farm, work in a garage, or do anything that could possibly arouse the admiration of anyone). Contudo, pode também ser vista como falsa porque o pai da narradora era advogado e trabalhava em um escritório (He worked in an office).

     

    2016 - Exame Discursivo - Questão 7
    Disciplina: Inglês

    Ano 8, n. 24, ano 2015


    O personagem Atticus Finch é apresentado como uma pessoa peculiar.

    Aponte o motivo pelo qual Atticus usava óculos e o que fazia quando queria enxergar bem. Em seguida, cite duas atividades comuns a outros pais, mas incomuns a Atticus.

    Objetivo: Explicar e descrever hábitos de um personagem.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Tipologias textuais

    Subitem do programa: Descrição

    Item do programa 3: Uso do verbo

    Subitem do programa: Formas afirmativa, negativa e interrogativa

    Item do programa 4: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    No quarto parágrafo, a narradora informa que seu pai usava óculos, era quase cego do olho esquerdo e que, quando queria enxergar bem, virava a cabeça e olhava pelo olho direito. No quinto parágrafo, a comparação da narradora entre o que os pais dos colegas faziam e o que Atticus não fazia (enunciados marcados por not e never), indica que seus hábitos eram incomuns. O pai da narradora nunca caçava, não jogava pôquer, não pescava, não bebia e não fumava.

     

    2016 - Exame Discursivo - Questão 9
    Disciplina: Inglês

    Ano 8, n. 24, ano 2015


    As personagens Scout e Jem ganham espingardas de ar comprimido. Atticus e Tio Jack tiveram atitudes opostas em relação às armas.

    Indique a atitude de cada um. Em seguida, transcreva do texto, em inglês, o fragmento que mostra como Atticus preferiria que as armas fossem usadas.

    Objetivo: Identificar diferentes atitudes de personagens.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Uso do verbo

    Subitem do programa: Tempos, modos, vozes, aspectos

    Subitem do programa: Formas afirmativa, negativa e interrogativa

    Comentário da questão:

    No sétimo parágrafo, vê-se que Atticus recusou-se a ensinar os filhos a atirar com a espingarda de ar comprimido, enquanto o tio dos meninos ensinou os rudimentos do tiro às crianças.  O sentido de recusa é estabelecido pelo uso do modal would na negativa. A oposição também é marcada por essa negativa em Atticus wouldn’t teach. Além disso, nesse mesmo parágrafo, o personagem Atticus diz que preferiria que as crianças atirassem em latas. A preferência expressa por Atticus está inscrita na combinação dos modais would e rather, em I`d rather you shot at tin cans, que contrasta com outro verbo do mesmo campo semântico, na afirmativa: Uncle Jack instructed us

     

    2016 - Exame Discursivo - Questão 10
    Disciplina: Inglês

    Ano 8, n. 24, ano 2015

    “Your father’s right,” (l. 28)

    Com esta frase, Miss Maudie expressa sua concordância a respeito de uma opinião de Atticus Finch.

    Explicite o ponto de concordância entre esses dois personagens. Identifique, também, duas justificativas apresentadas por Miss Maudie que sustentam a opinião que ambos compartilham.

    Objetivo: Identificar pontos de vista de personagens.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Fatores de coesão

    Subitem do programa: Marcadores discursivos, conectores lógicos

    Item do programa 3: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Contradição, tautologia, relevância;

    Comentário da questão:

    Vê-se no nono parágrafo que Miss Maudie concorda com Atticus Finch quando diz a Scout que o pai dela tem razão (Your father’s right) sobre o que ele havia dito anteriormente à filha: matar tordos é um pecado (It’s a sin to kill a mockingbird).  Em seguida, Miss Maudie apresenta quatro justificativas para que não se cometa tal pecado: os pássaros apenas fazem música para apreciarmos; cantam com todo seu sentimento; não destroem os jardins das pessoas; não fazem ninhos nos silos. Por fim, a personagem enfatiza que está explicitando motivos, na frase seguinte, que começa com a expressão That’s why (É por isso).

     

    2015 - Exame Discursivo - Questão 1
    Disciplina: Inglês

    Ano 7, n. 20, ano 2014



    O gênero de um texto pode ser reconhecido tanto por seu propósito comunicativo quanto por suas características de uso de linguagem.
    Identitifique o gênero do texto 1 e seu propósito. Indique, também, duas dessas características.

    Objetivo: Identificar o gênero do texto, seu propósito e suas características linguísticas.
    Item do programa: Marcas de enunciação e dêixis
    Subitem do programa: Gêneros do discurso

    Subitem do programa: Coenunciadores, espaço, tempo

    Item do programa 3: Uso do verbo

    Subitem do programa: Tempos, modos, vozes, aspectos

    Comentário da questão:

    O texto 1 informa o leitor acerca de eventos da vida da artista Emily Carr, propósito comunicativo identificado nas biografias. Dentre as características de linguagem próprias desse gênero, pode-se listar o uso de verbos no passado (was, began, approached), menção à data e local de nascimento do biografado (December 13, 1871, in Victoria, British Columbia), relato dos fatos relevantes (Carr continued to draw and paint... to paint), menção às datas em que os eventos aconteceram (in 1893, in 1907, in 1937), menção aos lugares onde os acontecimentos se deram (in Victoria, in San Francisco, England and France).

     

    2015 - Exame Discursivo - Questão 2
    Disciplina: Inglês

    Ano 7, n. 20, ano 2014



    Em 1937, um acontecimento mudou radicalmente a vida profissional de Emily Carr.
    Aponte esse acontecimento e explicite, em uma frase completa, por que ele interferiu em sua vida profissional.

    Objetivo: Apontar um acontecimento relevante e seu efeito na vida profissional da biografada.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    Como se observa logo no início do segundo parágrafo, o acontecimento que mudou a vida profissional da artista foi “um ataque do coração” (heart attack), que a deixou “de cama” (bedridden) e “incapacitada de pintar” (unable to paint).

     

    2015 - Exame Discursivo - Questão 3
    Disciplina: Inglês

    Ano 7, n. 20, ano 2014



    Her writing, initially broadcast on CBC Radio, gathered popular appeal and endeared her to a public that for years had been hostile to her art. (l. 13-14)
    Neste fragmento, faz-se referência à reação do público em relação a dois tipos de produção artística de Emily Carr.
    Identifique cada tipo de produção e a respectiva reação do público.

    Objetivo: Identificar dois tipos de produção artística da biografada e discriminar diferentes reações do público em relação a eles.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Tipos de modalidade

    Subitem do programa: Avaliação

    Item do programa 3: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    O fragmento faz referência à “escrita” (writing) e à “arte” (art), sendo esta explicitada no início do segundo parágrafo: “desenho” (draw) e “pintura” (paint). O fragmento também deixa claro a reação do público em relação a cada tipo de produção artística: o público avaliou sua escrita positivamente (gathered popular appeal and endeared her to a public), enquanto a pintura e o desenho eram vistos negativamente (a public that for years had been hostile t her art).

     

    2015 - Exame Discursivo - Questão 4
    Disciplina: Inglês

    Ano 7, n. 20, ano 2014


    Nem todos os artistas são reconhecidos rapidamente por sua sociedade de origem.
    Explicite a estratégia usada por Emily Carr para revelar seu ressentimento em relação à sociedade canadense. Em seguida, traduza a frase que menciona o desconhecimento da autora quanto à posterior aceitação de sua obra por essa sociedade.


    Objetivo: Identificar estratégia da autora associada à expressão de um sentimento.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    No quarto parágrafo, vê-se que Emily Carr escreveu Growing pains não só para falar de sua história de vida pessoal e profissional, mas também para registrar sua frustração acerca da rejeição dos canadenses em relação à sua arte (Also here is the frustration she felt at the rejection of her art by Canadians). Tal rejeição inicial não se confirmou, e a artista faleceu sem ter a menor ideia de que havia se tornado um ícone canadense, como se vê na frase que compõe o sexto parágrafo.

     

    2015 - Exame Discursivo - Questão 5
    Disciplina: Inglês

    Ano 7, n. 20, ano 2014



    No texto, a autora descreve sua mãe fisicamente, além dos traços de seu comportamento habitual.
    Descreva a aparência física da mãe e aponte duas características de seu comportamento.

    Objetivo: Exemplificar elementos descritivos de um personagem.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Tipologias textuais

    Subitem do programa: Descrição

    Comentário da questão:

    No primeiro parágrafo, o fragmento She was a small, grey-eyed dark-haired woman, had pink cheeks (Ela era pequena, tinha olhos cinza cabelos escuros e bochechas rosadas) descreve fisicamente a mãe da autora. Nesse mesmo parágrafo, as quatro primeiras linhas apresentam três características de seu comportamento: “tímida, calada, e não adulava os filhos" (a little shy, she was not chatty, she did not perpetually “dear” us.).
    Na linha 6, a autora diz ainda que a mãe era “feliz/contente” (happy/contented).

     

    2015 - Exame Discursivo - Questão 6
    Disciplina: Inglês

    Ano 7, n. 20, ano 2014



    No primeiro parágrafo, a autora narra um fato envolvendo sua mãe que a surpreendeu na infância.
    Relate esse acontecimento. Em seguida, caracterize o estado de saúde de sua mãe que justifica o espanto da autora.

    Objetivo: Identificar acontecimento central da narrativa.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Tipologias textuais

    Subitem do programa: Narração

    Comentário da questão:

    Nas linhas 6 e 7, a autora relata o acontecimento que a surpreendeu: “Ela ouviu a mãe dizer ao pároco/bispo que seu coração estava sempre cantando”. Nas linhas 7 e 8, a autora justifica sua surpresa ao relatar que apenas ouvia a respiração difícil e ofegante da mãe.


     

    2015 - Exame Discursivo - Questão 7
    Disciplina: Inglês

    Ano 7, n. 20, ano 2014





    then we went again through our gate, locked the world out, and went back to the others. (l. 17-18)
    Identifique a que se refere o pronome we. Com base no primeiro parágrafo do texto 1, indique, também, a que se refere o termo the others.

    Objetivo: Identificar referente de pronomes.
    Item do programa: Fatores de coesão
    Subitem do programa: Referenciação, repetição, substituição, elipse

    Item do programa 2: Conhecimento lexical

    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Comentário da questão:

    No segundo e terceiro parágrafos, a autora do texto relata um piquenique que fez com sua mãe. Nesses parágrafos, a autora refere-se a si própria por meio do pronome I e a sua mãe por mother. O pronome we, portanto, se refere à autora do texto e a sua mãe. A expressão the others refere-se aos outros membros da família da autora, citados nas linhas 1 e 2 do texto 1: seu pai, suas irmãs e seu irmão.

     

    2015 - Exame Discursivo - Questão 8
    Disciplina: Inglês

    Ano 7, n. 20, ano 2014


    A autora recorda os efeitos negativos que a morte de sua mãe teve para seu pai e para si mesma.
    Elabore uma frase completa que explicite os sentimentos de ambos.

    Objetivo: Identificar desdobramentos de um acontecimento central da narrativa.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    Nas linhas 19 e 20, encontram-se os efeitos negativos da morte da mãe da autora para o seu pai: “ele ficou acabado” (Her death broke father) “sozinho” (How alone he was without her) e “inconsolável” (None of us could make up to him for her loss). Na linha 21, a autora cita o efeito negativo nela própria: “Ela se tornou problemática” (troublesome). Em uma frase completa, pode-se formular: “O pai se sentiu acabado, sozinho e inconsolável, e a filha se tornou uma pessoa problemática.”

     

    2015 - Exame Discursivo - Questão 9
    Disciplina: Inglês

    Ano 7, n. 20, ano 2014


    This cut me to the quick. (l. 25)
    O significado da expressão idiomática sublinhada está relacionado com o referente do pronome this.
    Identifique a qual fato se refere o pronome. A partir daí, traduza a frase acima.

    Objetivo: Identificar referente de pronome e discriminar significado de expressão idiomática.
    Item do programa: Fatores de coesão
    Subitem do programa: Referenciação, repetição, substituição, elipse

    Item do programa 2: Uso do verbo

    Subitem do programa: Tempos, modos, vozes, aspectos

    Comentário da questão:

    O pronome demonstrativo this se refere à crítica feita à autora pela irmã mais velha e que a abalou profundamente, presente nas linhas 22 a 24. A expressão idiomática This cut me to the quick, que indica como a autora se sentiu com essa crítica, significa “Isso arrasou comigo” / “Isso me causou uma tristeza enorme”. 

     

    2015 - Exame Discursivo - Questão 10
    Disciplina: Inglês

    Ano 7, n. 20, ano 2014


    “Tell me.” (l. 28)
    Na frase acima, a forma verbal empregada pelo namorado levou a autora a fazer uma revelação.
    Nomeie o modo em que está conjugada a forma verbal e aponte sua função no contexto em que foi usado. Explicite, ainda, a revelação feita.

    Objetivo: Identificar modo e função de forma verbal e relato presente no texto.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Uso do verbo

    Subitem do programa: Tempos, modos, vozes, aspectos

    Comentário da questão:

    O modo verbal empregado é o imperativo e sua função é fazer um pedido direto para que a autora conte ao namorado o que a aflige. Conforme relatado nas linhas 22 a 24, a autora revela que sua irmã havia dito que a preocupação de sua mãe era deixá-la sozinha, uma vez que ela era diferente dos irmãos, crianças boas, comportadas e razoáveis.

     

    2014 - Exame Discursivo - Questão 1
    Disciplina: Inglês

    Ano 6, n. 18, ano 2013




    As resenhas têm o propósito de descrever e avaliar os livros para possíveis leitores.

    Indique os parágrafos da resenha de If today be sweet que apresentam o enredo desse romance  para os leitores. Indique, também, o principal dilema vivido por sua protagonista, Tehmina Sethna.

    Objetivo: Identificar informação pontual no texto.
    Item do programa: Tipologias textuais
    Subitem do programa: Descrição

    Item do programa 2: Conhecimento lexical

    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 3: Marcas de enunciação e dêixis

    Subitem do programa: Gêneros do discurso

    Comentário da questão:

    Nos primeiro e segundo parágrafos, encontram-se as informações que remetem ao enredo do romance resenhado. O primeiro parágrafo contém trechos que explicitam o dilema enfrentado pela protagonista do romance, como nas linhas 3 e 4 – “escolher entre sua vida antiga na Índia e uma nova em Ohio, com seu filho, sua nora americana e o filho deles” – e nas linhas 4 a 6 – “ela deve decidir se vai deixar a paisagem reconfortante de sua Índia natal pelos estranhos rituais da vida em um novo país”.

     

    2014 - Exame Discursivo - Questão 2
    Disciplina: Inglês

    Ano 6, n. 18, ano 2013


    A resenha faz referência a uma antiga promessa que permitiu a permanência dos Parses na Índia.

    Identifique essa promessa e a forma como Tehmina a encara nos dias de hoje.

    Objetivo: Identificar informação pontual no texto.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Fatores de coerência

    Subitem do programa: Continuidade temática, progressão temática

    Comentário da questão:

    No segundo parágrafo, a palavra promise indica a promessa que permitiu a permanência dos Parses na Índia, expressa da seguinte forma: to “sweetenand enrich the lives of the people in their adapted country (“adoçar” e enriquecer a vida das pessoas na Índia). Na frase seguinte, o narrador refere-se ao modo como a protagonista encara tal promessa: This is an ancient promise that Themina takes seriously (ela a encara com seriedade).

     

    2014 - Exame Discursivo - Questão 3
    Disciplina: Inglês

    Ano 6, n. 18, ano 2013


    De acordo com o segundo parágrafo, a protagonista, Tehmina Sethna, precisa fazer uma escolha relacionada à sua cidadania.

    Retire, em inglês, o fragmento que explicita a escolha a ser feita. Em seguida, com base no texto, cite dois elementos que caracterizam a cidadania.

    Objetivo: Identificar informação pontual no texto.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Comentário da questão:

    As palavras choice (escolha), na linha 9, e citizen (cidadão) e citizenship (cidadania), na linha 10, indicam a escolha a ser feita em relação à cidadania. Essa escolha está expressa em Whether to live in America as a stranger or as a citizen. Ainda de acordo com a linha 10 do texto, cidadania implica conexão, participação e envolvimento.

     

    2014 - Exame Discursivo - Questão 4
    Disciplina: Inglês

    Ano 6, n. 18, ano 2013


    Observe a escala de avaliação abaixo:


    Considerando a opinião do crítico, expressa no terceiro parágrafo, transcreva o item da escala que avalia If today be sweet. Em seguida, destaque dois comentários sobre a obra, presentes na resenha, que justificam essa avaliação.

    Objetivo: Exemplificar uma opinião do autor com passagens do texto e classificá-la com base em uma escala.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Tipos de modalidade

    Subitem do programa: Opinião

    Subitem do programa: Avaliação

    Comentário da questão:

    O crítico aponta, no terceiro parágrafo, várias características positivas da obra: celebra a família e a comunidade; é um olhar honesto, mas carinhoso para a América; é eloquentemente escrito, evocativo e inesquecível; é um olhar comovente para questões de imigração, identidade, vida familiar e esperança; mostra como as culturas podem colidir e se tornarem melhores por causa disso. Com base nessas características, infere-se que o romance pode ser avaliado como “excelente”.


     

    2014 - Exame Discursivo - Questão 5
    Disciplina: Inglês

    Ano 6, n. 18, ano 2013


    Por meio do narrador, os sentimentos e pensamentos de Sorab são apresentados aos leitores.

    Retire do primeiro parágrafo, em inglês, o fragmento que indica como os sentimentos do personagem se manifestam fisicamente. Em seguida, traduza a pergunta que ele pensou em fazer a sua esposa.

    Objetivo: Identificar informação pontual no texto.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Comentário da questão:

    A manifestação física dos sentimentos do personagem se apresenta na primeira frase do texto: Sorab felt the familiar rush of heat in the back of his neck (Sorab sentiu a onda de calor familiar em sua nuca). A pergunta que Sorab pensou em fazer a sua mulher está nas linhas 5 e 6 e pode ser traduzida como: você percebe que minha mãe gastou – desperdiçou – toda a sua juventude cozinhando e cuidando de outras cinco pessoas?

     

    2014 - Exame Discursivo - Questão 6
    Disciplina: Inglês

    Ano 6, n. 18, ano 2013



    No segundo parágrafo, vê-se que Susan tem inveja da sogra indiana, por imaginar que a vida dela era fácil e luxuosa.

    Apresente um fato da vida da mãe de Sorab que contribui para o sentimento de Susan e uma lembrança que Sorab tem da infância não condizente com a inveja da esposa.

    Objetivo: Identificar informação pontual no texto.
    Item do programa: Tipologias textuais
    Subitem do programa: Narração

    Subitem do programa: Argumentação

    Item do programa 3: Conhecimento lexical

    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Comentário da questão:

    No segundo parágrafo, identificam-se razões para o sentimento de inveja de Susan por sua sogra indiana: o fato de que Tehmina sempre teve empregados e também pessoas, como o padeiro e o açougueiro, entregando produtos diretamente em casa. Identificam-se também lembranças de Sorab, que não condizem com a inveja da esposa: o barulho de campainhas tocando e de vozes alteradas, queixas dos vizinhos, mãe cortando cebolas, fila de visitantes inesperados, negociação com vendedores, discussões com empregados, rosto corado e cansado de sua mãe, parentes exigentes que apareciam sem avisar e necessidade de sua mãe de gerenciar todos os acontecimentos.


     

    2014 - Exame Discursivo - Questão 7
    Disciplina: Inglês

    Ano 6, n. 18, ano 2013


    Imagine que Sorab tenha feito a seguinte pergunta a sua mãe: “Mãe, se fosse possível, o que você gostaria que tivesse sido diferente na sua vida?”

    Tomando por base o final do segundo parágrafo, formule uma resposta completa para essa pergunta, citando dois dos desejos de Tehmina.

    Objetivo: Exemplificar possíveis falas de um personagem.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Tipos de modalidade

    Subitem do programa: Asserção

    Comentário da questão:

    No final do segundo parágrafo, o narrador relata alguns dos possíveis desejos de Tehmina: ter tido um aspirador que não pedisse aumento, uma secadora de roupas que não respondesse, um supermercado onde os preços fossem fixos, uma máquina de lavar louça que não se queixasse e um processador de alimentos que cortasse a cebola sem deixar um rastro de lágrimas. Esses desejos são os elementos que complementam a possível resposta de Tehmina ao seu filho: “No lugar de empregados e vendedores, eu gostaria de ter tido...”.

     

    2014 - Exame Discursivo - Questão 8
    Disciplina: Inglês

    Ano 6, n. 18, ano 2013



    What he remembered of his childhood was a blur of ringing doorbells and raised voices and his mother’s tired, flushed face and the complaints of neighbors and the haggling with the vendors and the arguments with the servants and the chain of unexpected visitors and demanding relatives who dropped in without calling first. (l. 12-16)

    No fragmento, observa-se o uso da conjunção and para estabelecer ligação entre várias expressões.

    Indique o valor semântico da conjunção and e o efeito obtido com seu uso no contexto.

    Objetivo: Identificar valor semântico de uma conjunção e explicar seu uso no contexto.
    Item do programa: Fatores de coesão
    Subitem do programa: Marcadores discursivos, conectores lógicos

    Item do programa 2: Conhecimento lexical

    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 3: Formas do implícito

    Subitem do programa: Subentendido

    Comentário da questão:

    No fragmento destacado, a conjunção and tem valor semântico de adição. Seu uso repetido indica a quantidade excessiva de tarefas executadas e de situações difíceis vividas por Tehmina.

     

    2014 - Exame Discursivo - Questão 9
    Disciplina: Inglês

    Ano 6, n. 18, ano 2013


    Por se tratar de uma narrativa de memórias, o texto faz uso frequente de dois tempos verbais: o pretérito perfeito (simple past) e o pretérito mais-que-perfeito (past perfect).

    Retire do último parágrafo, em inglês, uma frase que contém verbos conjugados nesses dois tempos e explique a diferença de uso entre eles.

    Objetivo: Exemplificar frases com verbos conjugados em determinados tempos verbais e explicar diferenças de uso desses tempos.
    Item do programa: Tipologias textuais
    Subitem do programa: Narração

    Item do programa 2: Uso do verbo

    Subitem do programa: Tempos, modos, vozes, aspectos

    Comentário da questão:

    O uso de verbos no tempo passado é típico de narrativas. O pretérito perfeito é utilizado para descrever acontecimentos pontuais em um dado momento no passado, enquanto o pretérito mais-que-perfeito indica um acontecimento passado anterior a outro também passado. No último parágrafo, três frases contêm verbos conjugados nesses dois tempos:

    * Sorab wanted to tell Susan about how, for years, he had longed for his life to be seamless

    * And how, after his mother and father began to visit him in Ohio, he had finally felt whole, complete, seamless.

    * When he had felt that rootlessness that only immigrants feel, so that he felt as if his head was touching the skies of America (...).

     

    2014 - Exame Discursivo - Questão 10
    Disciplina: Inglês

    Ano 6, n. 18, ano 2013

    No último parágrafo, o narrador destaca dois desejos de Sorab em relação a sua vida familiar.

    Identifique esses desejos. Em seguida, traduza dois dos adjetivos que demonstram como Sorab passou a sentir-se com as visitas dos pais.

    Objetivo: Identificar informação pontual no texto.
    Item do programa: Conhecimento lexical
    Subitem do programa: Sentido contextual da palavra

    Item do programa 2: Tipos de modalidade

    Subitem do programa: Opinião

    Subitem do programa: Avaliação

    Comentário da questão:

    No último parágrafo, o narrador aponta dois desejos de Sorab: ter uma vida perfeita e ter todos os seus entes queridos sob o mesmo teto. Na última linha desse parágrafo, três adjetivos demonstram como Sorab passou a sentir-se com as visitas dos pais. São eles: inteiro, completo e perfeito.

     

©2008-2024, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados