Revista do Vestibular da Uerj
Uerj DSEA SR-1
Rio de Janeiro, 11/05/2024
Ano 12, n. 32, 2019
ISSN 1984-1604

Questões comentadas

Busca pela Área de Conhecimento Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

    2016 - 1º Exame de Qualificação - Questão 30
    Área do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

    Ano 8, n. 22, ano 2015


    Em algumas raças de gado bovino, o cruzamento de indivíduos de pelagem totalmente vermelha com outros de pelagem totalmente branca produz sempre indivíduos malhados, com pelagem de manchas vermelhas e brancas.
    Admita um grupo de indivíduos malhados, cruzados apenas entre si, que gerou uma prole de 20 indivíduos de coloração totalmente vermelha, 40 indivíduos com pelagem malhada e 20 indivíduos com coloração inteiramente branca.
    O resultado desse cruzamento é exemplo do seguinte fenômeno genético:

    (A) epistasia

    (B) pleiotropia

    (C) dominância

    (D) codominância

     

    Alternativa correta: (D)

    Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente

    Item do programa: As bases da genética

    Subitem do programa: Hereditariedade e doenças hereditárias

    Objetivo: Discriminar o tipo de herança genética de determinada prole.

    Comentário da questão:

    Os fenótipos da prole resultante desse cruzamento, para a característica analisada, obedecem à proporção 1:2:1, típica da herança por codominância. Nesse tipo de herança, os indivíduos heterozigotos não apresentam o mesmo fenótipo de qualquer um dos homozigotos, mas uma combinação das características dos dois fenótipos.

    Percentual de acertos: 50,34%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2016 - 1º Exame de Qualificação - Questão 35
    Área do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

    Ano 8, n. 22, ano 2015


    Um dos fatores determinantes da perda de cálcio dos ossos é o envelhecimento, sobretudo em mulheres. O esquema abaixo representa a regulação do cálcio no sangue humano, realizada pelas glândulas X e Y, responsáveis diretas pela produção dos hormônios A e B, respectivamente.

    Esse processo de perda de cálcio resulta, principalmente, da atuação intensa do hôrmonio e da glândula indicados em:

    (A) calcitonina - tireoide

    (B) adrenalina - suprarrenal

    (C) somatotrófico - hipófise

    (D) paratormônio - paratireoide

     

    Alternativa correta: (D)

    Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente

    Item do programa: Sistemas vitais dos animais e vegetais

    Subitem do programa: Funções dos hormônios no metabolismo

    Objetivo: Identificar os principais hormônios envolvidos na regulação dos níveis de cálcio nos ossos e sangue.

    Comentário da questão:

    O paratormônio, produzido pela paratireoide, é responsável pela remoção de cálcio dos ossos e por sua deposição no sangue. Com o envelhecimento e a alteração desse equilíbrio, esse processo torna-se mais acentuado, sobretudo em mulheres.

    Percentual de acertos: 21,92%

    Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)

    2016 - 1º Exame de Qualificação - Questão 37
    Área do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

    Ano 8, n. 22, ano 2015




    No gráfico, está indicada a concentração de um metal pesado no corpo de vários habitantes de um lago, bem como a concentração do isótopo de nitrogênio 15N, cujos valores mais elevados estão associados a níveis crescentes na cadeia alimentar.
    A curva de concentração de metal, nesses seres vivos, pode ser explicada pelo processo de:

    (A) magnificação trófica

    (B) eutrofização do lago

    (C) interrupção do fluxo de energia

    (D) retenção de matéria orgânica em consumidores maiores

     

    Alternativa correta: (A)

    Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente

    Item do programa: Integração meio ambiente/seres vivos

    Subitem do programa: Ecossistemas, cadeia alimentar, ciclos biogeoquímicos; poluição e desequilíbrio ecológico

    Objetivo: Nomear o processo caracterizado pela maior concentração de metais em níveis tróficos superiores da cadeia alimentar.

    Comentário da questão:

    Muitos metais não são metabolizados pelos seres vivos, acumulando-se no interior dos seus corpos. Desse modo, acabam sendo transferidos ao longo da cadeia alimentar, atingindo os níveis mais altos nos consumidores de último nível. Esse processo é denominado magnificação trófica.

    Percentual de acertos: 37,89%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2015 - 1º Exame de Qualificação - Questão 30
    Área do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

    Ano 7, n. 19, ano 2014


    No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais.

    As letras A, B e C indicam, respectivamente, o momento em que surgem, ao longo do processo evolutivo, as seguintes características dos vegetais:

    (A) cutícula, sementes, tecidos vasculares

    (B) embriões multicelulares, esporófito dominante, frutos

    (C) esporófito dominante, embriões multicelulares, frutos

    (D) gametângios multicelulares, tecidos vasculares, sementes

     

    Alternativa correta: (D)

    Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente

    Item do programa: Biodiversidade

    Subitem do programa: Características gerais dos principais grupos de seres vivos; teorias e conceitos de evolução

    Objetivo: Identificar momento de surgimento de características de diferentes grupos de vegetais com base no processo evolutivo.

    Comentário da questão:

    No momento A, os vegetais diferenciam-se apenas das algas. Dentre as características apontadas, surgem, nessa etapa da evolução, cutícula, embriões multicelulares e gametângios multicelulares. No momento B, as características surgidas são comuns a samambaias, angiospermas e gimnospermas; destaca-se, portanto, a presença de esporófito dominante e de tecidos vasculares. Já no momento C, comum a gimnospermas e angiospermas, surgem as sementes.

    Percentual de acertos: 31,58%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2015 - 1º Exame de Qualificação - Questão 33
    Área do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

    Ano 7, n. 19, ano 2014


    A vanilina é a substância responsável pelo aroma de baunilha presente na composição de determinados vinhos. Este aroma se reduz, porém, à medida que a vanilina reage com o ácido etanoico, de acordo com a equação química abaixo.

    A substância orgânica produzida nessa reação altera o aroma do vinho, pois apresenta um novo grupamento pertencente à função química denominada:

    (A) éster

    (B) álcool

    (C) cetona

    (D) aldeído

     

    Alternativa correta: (A)

    Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações

    Item do programa: Funções químicas

    Subitem do programa: Classificação e nomenclatura das substâncias orgânicas e inorgânicas

    Objetivo: Nomear a função química de uma molécula orgânica.

    Comentário da questão:

    A função orgânica do ácido etanoico é denominada ácido carboxílico. A vanilina apresenta os grupos funcionais relativos às seguintes funções orgânicas: fenol, éter e aldeído. Observe:


    Desses grupos funcionais, a hidroxila do fenol reage com a carboxila do ácido etanoico, formando o produto orgânico da reação. O novo grupamento formado pertence à função orgânica denominada éster, por ser produto da reação entre um ácido carboxílico e um fenol. Observe:


    Percentual de acertos: 40,58%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2015 - 1º Exame de Qualificação - Questão 36
    Área do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

    Ano 7, n. 19, ano 2014



    Um aquário com 100 L de solução aquosa de NaCl, com concentração igual a 2,1 g.L-1, será utilizado para criar peixes que vivem no trecho Z do rio. A fim de atingir a concentração mínima para a sobrevivência dos peixes, deverá ser acrescentado NaCl à solução, sem alteração de seu volume.

    A massa de cloreto de sódio a ser adicionada, em quilogramas, é igual a:

    (A) 2,40

    (B) 3,30

    (C) 3,51

    (D) 3,72

     

    Alternativa correta: (B)

    Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações

    Item do programa: Soluções

    Subitem do programa: Diluição e misturas

    Objetivo: Calcular a massa de soluto necessária ao preparo de uma solução.

    Comentário da questão:

    Na resolução da questão, duas unidades de concentração são utilizadas:


    1) Concentração comum:

    sendo
    m = massa de soluto (g)
    V = volume de solução (L)


    2) Concentração em quantidade de matéria

    sendo
    n = número de mols de soluto
    m = massa de soluto (g)
    MM = massa molar de soluto (g.mol–1)
    V = volume de solução (L)


    A solução aquosa a ser utilizada no aquário apresenta concentração de 2,1 g.L–1 de NaCl. A massa m1 de soluto presente em 100 L dessa solução é calculada por:

    m1 = c × V = 2,1 g.L–1 × 100 L = 210 g

    sendo
    c = concentração comum
    V = volume

    A massa molar do NaCl corresponde à soma das massas atômicas do Na e do Cl, informadas na tabela de classificação periódica dos elementos. Logo:    
    Na = 23
    Cl = 35,5
    NaCl = 23 + 35,5 = 58,5


    No trecho Z do rio, a concentração mínima de NaCl é igual a 0,6 mol.L–1. A massa m2 de soluto presente em 100 L dessa solução é calculada por:
    m2 = M × MM × V

    sendo
    M = concentração em quantidade de matéria
    MM = massa molar do soluto (g.mol–1)
    V = volune

    m2 = 0,6 mol.L–1 × 100 L × 58,5 g.mol–1 = 3.510 g

    A massa m de NaCl a ser adicionada corresponde à diferença entre a massa presente no trecho Z da água do rio e a massa presente na água do aquário:
    m = m2 – m1 = 3.510 – 210 = 3.300 g = 3,30 kg

    Percentual de acertos: 32,80%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2014 - 2º Exame de Qualificação - Questão 33
    Área do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

    Ano 6, n. 18, ano 2013


    Observe na tabela os valores das temperaturas dos pontos críticos de fusão e de ebulição, respectivamente, do gelo e da água, à pressão de 1 atm, nas escalas Celsius e Kelvin.


    Considere que, no intervalo de temperatura entre os pontos críticos do gelo e da água, o mercúrio em um termômetro apresenta uma dilatação linear.
    Nesse termômetro, o valor na escala Celsius correspondente à temperatura de 313 K é igual a:

    (A) 20

    (B) 30

    (C) 40

    (D) 60

     

    Alternativa correta: (C)

    Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações

    Item do programa: Fenômenos térmicos

    Subitem do programa: Temperatura, calor, dilatação térmica

    Objetivo: Calcular temperatura com base no conceito de dilatação linear em escalas termométricas.

    Comentário da questão:

    No intervalo de temperatura entre os pontos críticos do gelo e a água, o mercúrio de um termômetro se dilata linearmente. Logo, pode-se estabelecer a correspondência:


    sendo x o valor da temperatura na escala Celsius e 313 K o valor correspondente na escala Kelvin.
    Assim:
    x = 40 ºC


    Percentual de acertos: 67,92%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2014 - 2º Exame de Qualificação - Questão 42
    Área do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

    Ano 6, n. 18, ano 2013


    Cinco resistores de mesma resistência R estão conectados à bateria ideal E de um automóvel, conforme mostra o esquema:


    Inicialmente, a bateria fornece ao circuito uma potência PI. Ao estabelecer um curto-circuito entre os pontos M e N, a potência fornecida é igual a PF.
    A razão é dada por:

    (A) Opção A

    (B) Opção B

    (C) 1

    (D) Opção D

     

    Alternativa correta: (D)

    Eixo interdisciplinar: A Matéria em Equilíbrio e em Movimento

    Item do programa: Fenômenos elétricos e magnéticos

    Subitem do programa: Carga, corrente, potência, campo e potencial elétricos; resistores, lei de Ohm, circuitos elétricos

    Objetivo: Calcular a relação entre potências dissipadas por resistores.

    Comentário da questão:

    A relação entre a potência P fornecida por um bateria ideal a uma associação de resistores é expressa por:


    sendo

    E = força eletromotriz da bateria

    Req = resistência equivalente do circuito

    Antes de estabelecer o curto-circuito, o circuito é equivalente a:


    Sendo R’ a resistência da associação dos três resistores em paralelo. Nesta disposição, a potência PI fornecida pela bateria corresponde a:


    Ao estabelecer um curto-circuito entre M e N, a resistência elétrica entre esses pontos se anula, e a potência PF fornecida pela bateria corresponde a:

    Desse modo, a razão é dada por:


    Percentual de acertos: 23,61%

    Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)

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