Questões comentadas

Busca pelo Vestibular 2013
Busca pela Etapa 2013 - 2º Exame de Qualificação
Busca pela Área de Conhecimento Ciências Humanas e suas Tecnologias

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 44
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012



    Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.
    Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de:

    (A) integração étnica

    (B) ação civilizadora

    (C) cooperação militar

    (D) proteção ambiental

     

    Alternativa correta: (B)

    Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura

    Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo

    Subitem do programa: Imperialismo e neocolonialismo

    Objetivo: Discriminar política associada às práticas culturais do colonialismo europeu no contexto do imperialismo no continente africano.

    Comentário da questão:

    A ação colonizadora de países europeus no continente africano, no decorrer do século XIX, viabilizou a formação de impérios territoriais e a conquista de áreas de influência. A partir de estratégias variadas, fossem as práticas de exploração direta de recursos naturais e da mão de obra local, fossem as formas de controle e subordinação por meio da dependência financeira e da intervenção política e administrativa, os colonizadores europeus transformaram as condições de vida e de trabalho de povos e sociedades africanas. Tais transformações, em muitos casos, traumáticas e conflituosas, vieram a ser justificadas pelo argumento de que os colonizadores europeus realizavam ações civilizadoras, simbolizadas pelas novas técnicas de produção e de transporte e também por novos hábitos de consumo. A imagem do repórter Tintim, nas suas atitudes e, principalmente, na reação da tribo africana a elas, denota alguns dos significados das ações civilizadoras, pela ótica dos colonizadores europeus.

    Percentual de acertos: 68,31%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 45
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012



    Na crítica feita na charge, os países latino-americanos são representados como um conjunto homogêneo. Contudo, há grandes diferenças entre eles, acentuadas, nas últimas décadas, pelas diretrizes do poder público em cada Estado-nacional.
    Um país latino-americano cuja história recente vem sendo marcada pela ampla aplicação dos princípios econômicos do liberalismo e o governante, a partir do qual foi adotada essa orientação, estão indicados em:

    (A) Bolívia – Evo Morales

    (B) Equador – Rafael Correa

    (C) Chile – Augusto Pinochet

    (D) Argentina – Néstor Kirchner

     

    Alternativa correta: (C)

    Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia

    Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço

    Subitem do programa: Estado, planejamento e regulação da economia

    Objetivo: Identificar país latino-americano com gestão pública de orientação econômica liberal.

    Comentário da questão:

    A charge ironiza simultaneamente duas falsas visões depreciativas acerca dos países da América Latina. A imagem e as frases remetem à ideia de que os países do subcontinente são todos iguais e, ao mesmo tempo, associam essas nações à velha concepção das “repúblicas de bananas”, expressão que sugere irrelevância política e econômica. Porém, a despeito de alguns aspectos sócio-históricos em comum, existem múltiplas diferenças entre os estados-nacionais dessa porção do mundo. Uma delas diz respeito à linha que tem orientado a política econômica dessas nações nas últimas décadas. Considerando Bolívia, Equador, Chile e Argentina, por exemplo, apenas a gestão pública no Chile vem sendo claramente fundamentada no liberalismo econômico, desde o governo de Pinochet, iniciado nos anos de 1970. Bolívia, Equador e Argentina têm conduzido sua política econômica com base em expressiva intervenção estatal, pelo menos a partir dos governos de Evo Morales, Rafael Correa e Néstor Kirchner, respectivamente.

    Percentual de acertos: 21,90%

    Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 46
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012


    Por meio de manifestos, livros e exposições, os modernistas refletiram sobre a sociedade brasileira, avaliando suas principais características e propondo a revisão da identidade nacional.
    Essa revisão está baseada na proposta de:

    (A) crítica da valorização romântica da natureza tropical

    (B) desqualificação das heranças coloniais luso-africanas

    (C) negação da cooperação cultural de artistas estrangeiros

    (D) reformulação da composição multiétnica da população nativa

     

    Alternativa correta: (A)

    Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura

    Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira

    Subitem do programa: Interesses sociais e práticas culturais na formação da identidade nacional

    Objetivo: Identificar proposta do movimento modernista no contexto das transformações da sociedade brasileira na década de 1920.

    Comentário da questão:

    A década de 1920, no mundo e no Brasil, configurou-se como um momento de transformações, associadas principalmente aos efeitos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). No caso brasileiro, críticas ao Estado oligárquico e às suas tradições se disseminaram, favorecendo a proliferação de projetos relacionados à defesa de ações modernizadoras. Entre intelectuais e artistas, houve os que propuseram a criação de um “Brasil moderno”, dialogando por um lado com movimentos vanguardistas europeus e, por outro, buscando compreender a realidade brasileira, seus problemas e perspectivas. Nesse contexto, o “descobrimento do Brasil” representava uma atitude de reflexão e de intervenção, manifesta de maneiras variadas, na poesia, na prosa, nas artes visuais. O abandono do ufanismo e das idealizações românticas na apresentação da identidade nacional era um dos temas principais nessas produções artísticas.

    Percentual de acertos: 23,46%

    Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 47
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012


    Os fatores locacionais da indústria passaram por grandes modificações, desde o século XVIII, alterando as decisões estratégicas das empresas acerca da escolha do local mais rentável para seu empreendimento.
    O esquema abaixo apresenta alguns modelos de localização da siderurgia, considerando os fatores locacionais mais importantes para esse tipo de indústria: minério de ferro, carvão mineral, mercado e sucata.

     


    No caso dos modelos C e D, as mudanças socioeconômicas que justificam as escolhas de novos locais para instalação de usinas siderúrgicas nas últimas décadas são, respectivamente:

    (A) dispersão dos mercados consumidores – revalorização das economias de aglomeração

    (B) eliminação dos encargos com a mão de obra – generalização das redes de telecomunicação

    (C) diminuição dos preços das matérias-primas – substituição de fontes de energia tradicionais

    (D) redução dos custos com transporte – ampliação das práticas de sustentabilidade ambiental

     

    Alternativa correta: (D)

    Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia

    Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço

    Subitem do programa: Industrialização, capitalismo e seus modelos produtivos; redes técnicas e as interações socioespaciais no capitalismo globalizado

    Objetivo: Reconhecer mudanças em fatores relacionados a padrões de localização industrial.

    Comentário da questão:

    No capitalismo, a seletividade espacial das empresas é essencial para a sua competitividade. No caso da siderurgia, é crucial a localização em relação à principal matéria-prima - o minério de ferro - e à principal fonte de energia - o carvão -, já que esses são os fatores de maior impacto sobre o custo de produção do aço. Além disso, é muito importante estar próximo a seu mercado consumidor, no caso, as grandes regiões industriais. No passado, só havia viabilidade econômica para uma empresa siderúrgica se ela estivesse situada perto de pelo menos dois, ou mesmo três, desses fatores locacionais, como é possível visualizar nos modelos A e B. O modelo C, no qual o ferro e o carvão vêm de longe, só se tornou viável nas últimas três a quatro décadas, com a redução de custos e com o grande aumento da eficiência dos meios de transporte. Já o modelo D é fruto da ampliação das práticas de sustentabilidade ambiental. Os índices crescentes de reciclagem do aço, especialmente em países desenvolvidos, propiciaram que muitas siderúrgicas passassem a ser integralmente abastecidas com sucata, tornando-se independentes da proximidade das jazidas de minério de ferro. O mercado consumidor torna-se nesse caso, também, fonte de matéria-prima.

    Percentual de acertos: 45,45%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 48
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012



    As ideias contidas no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas enfrentados pela Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial.
    Uma dessas ideias, abordada no texto, está associada ao conceito de:

    (A) xenofobia

    (B) espaço vital

    (C) purificação racial

    (D) revanchismo militar

     

    Alternativa correta: (B)

    Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura

    Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo

    Subitem do programa: Estado, território e fronteira nas políticas nacionais

    Objetivo: Identificar conceito relacionado às propostas do nazismo no contexto dos efeitos da Primeira Guerra Mundial na Europa.

    Comentário da questão:

    O Tratado de Versalhes tornou-se um dos marcos do fim da Primeira Guerra Mundial. Ao impor ao governo alemão uma série de restrições, perdas territoriais e responsabilidades pelo conflito armado, esse tratado favoreceu o surgimento e a proliferação de ressentimentos nacionalistas. O Partido Nazista constituiu-se e projetou-se nesse contexto, nutrindo-se desses ressentimentos e baseando suas propostas em críticas diretas às imposições de Versalhes. Entre as soluções para a crise que afetou a Alemanha na década de 1920, o projeto nazista propôs o retorno à prosperidade e à grandeza do II Reich por meio da expansão territorial e militar, visando assim a adquirir ou a readquirir regiões consideradas fundamentais e estratégicas. Para o projeto nazista, haveria espaços vitais garantidores da criação da Grande Alemanha. Na década de 1930, a ascensão de Adolf Hitler ao poder de Estado viabilizou a criação do III Reich e a efetivação de tais propostas.

    Percentual de acertos: 72,37%

    Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 49
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012



    Nas décadas de 1930 e 1940, período de expansão do crescimento industrial, o cotidiano dos brasileiros residentes em grandes centros urbanos foi afetado por mudanças nos meios de comunicação, como ilustram as fotografias.
    A multiplicação de meios de comunicação contribuiu principalmente para a crescente uniformização de:

    (A) práticas religiosas

    (B) demandas políticas

    (C) hábitos de consumo

    (D) padrões tecnológicos

     

    Alternativa correta: (C)

    Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura

    Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira

    Subitem do programa: Indústria cultural e sociedade de consumo

    Objetivo: Identificar mudança causada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação em centros urbanos brasileiros nas décadas de 1930 e 1940.

    Comentário da questão:

    O crescimento de centros urbanos, como o Rio de Janeiro e São Paulo, na primeira metade do século XX, foi decorrente do processo de industrialização da época. Os meios de comunicação acompanharam essas transformações, modernizando-se e interferindo diretamente nas relações de mercado e nas dinâmicas particulares da propaganda. A imprensa foi o primeiro meio a ser afetado, com a proliferação dos jornais diários e o desenvolvimento de mecanismos mais eficientes para sua distribuição e venda. A radiodifusão, logo em seguida, mal surgia e já se tornava o símbolo mais significativo da modernidade tecnológica e de seus progressos para as comunicações. Nas ondas do rádio e nas páginas dos jornais diários, as informações circulavam, modificando hábitos e comportamentos, em especial aqueles diretamente relacionados a padrões de consumo, dando origem ao que veio a ser chamado de indústria cultural.

    Percentual de acertos: 63,09%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 50
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012



    A crítica feita nos quadrinhos se relaciona com uma contradição do capitalismo globalizado, o qual se caracteriza simultaneamente por:

    (A) elitização do acesso digital – popularização das mídias alternativas

    (B) requinte dos sistemas produtivos – declínio dos regimes democráticos

    (C) manipulação dos padrões técnicos – simplificação dos métodos de gestão

    (D) consumo de produtos sofisticados – exploração da força de trabalho fabril

     

    Alternativa correta: (D)

    Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia

    Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço

    Subitem do programa: Redes técnicas e as interações socioespaciais no capitalismo globalizado

    Objetivo: Descrever contradição do capitalismo monopolista global.

    Comentário da questão:

    Nos quadrinhos, há uma ironia contundente em relação a uma contradição do capitalismo globalizado. Ao mesmo tempo que mais e mais consumidores do mundo têm acesso a produtos com grande sofisticação tecnológica, esse mercado é ampliado graças às estratégias de terceirização e fragmentação da produção, implementadas pelas empresas globais. Tais estratégias, frequentemente, incluem a subcontratação de empresas que exploram a mão de obra, seja pelo pagamento de baixos salários, seja pela imposição de péssimas condições de trabalho. É o que sugere a história dos quadrinhos quando um dos personagens identifica um pedido de socorro escrito em sangue na caixa onde se encontra o celular.

    Percentual de acertos: 86,05%

    Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 51
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012



    O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países-membros, inclusive a de intervenção militar, como ilustra a reportagem. Ele é composto por quinze membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com poder de veto.
    A principal explicação para essa desigualdade de poder entre os países que compõem o Conselho está ligada às características da:

    (A) geopolítica mundial na época da criação do organismo

    (B) parceria militar entre as nações com cadeira cativa no órgão

    (C) convergência diplomática dos países com capacidade atômica

    (D) influência política das transnacionais no período da globalização

     

    Alternativa correta: (A)

    Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura

    Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo

    Subitem do programa: A construção de uma nova ordem geopolítica mundial

    Objetivo: Explicar critério de funcionamento do Conselho de Segurança da ONU.

    Comentário da questão:

    A estrutura da Organização das Naçoes Unidas foi implantada logo após a Segunda Guerra Mundial. Em função disso, a escolha dos membros permanentes do Conselho de Segurança favoreceu as nações que foram as principais vencedoras do conflito mundial e que participaram das negociações internacionais que tiveram lugar em diversas conferências naquele período, como as de Yalta, Potsdam, dentre outras. Naquele contexto histórico, a geopolítica mundial era marcada pelo início da bipolaridade entre as duas superpotências que seriam os principais antagonistas da Guerra Fria: Estados Unidos e União Soviética. Além deles, as duas outras potências vencedoras da guerra contra o Eixo na Europa, Reino Unido e França, também se destacavam entre os atores da geopolítica do imediato pós-guerra. Por fim, a China foi incluída, por ter sido um país importante para a derrota japonesa no Pacífico. As mudanças na ordem de poder mundial nas últimas décadas vêm estimulando diversas nações e analistas internacionais a defenderem alterações na composição do Conselho quanto ao número tanto de membros permanentes quanto de membros rotativos.

    Percentual de acertos: 46,09%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 52
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012


    O exame da distribuição de renda da população auxilia na avaliação do grau de justiça social, da qualidade da ação previdenciária do Estado e da eficácia das políticas públicas de combate à pobreza.
    Observe o gráfico que indica a razão entre a renda anual dos 10% mais ricos e a renda anual dos 40% mais pobres, no Brasil, nos anos de 2001 a 2008.

     


    Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a principal ação governamental que contribuiu para a mudança verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira durante o período indicado foi:

    (A) elevação do valor real do salário mínimo

    (B) redução da carga tributária do setor produtivo

    (C) diminuição da taxa básica de juros ao consumidor

    (D) ampliação do investimento público em infraestrutura

     

    Alternativa correta: (A)

    Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura

    Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira

    Subitem do programa: Heranças coloniais, hierarquias e exclusões sociais

    Objetivo: Identificar ação governamental brasileira relacionada à distribuição de renda verificada em período específico.

    Comentário da questão:

    O gráfico apresenta o quociente resultante da divisão entre a renda total dos 10% mais ricos pela renda total dos 40% mais pobres no Brasil, de 2001 a 2008. Quanto maior o número resultante dessa divisão maior a diferença entre a renda de ricos e pobres. Em 2001, a renda da fração mais rica era 23,34 vezes maior do que a dos mais pobres. Ao longo da década, essa diferença foi reduzindo até atingir a razão de 17,13, indicando assim o processo de melhoria da distribuição da riqueza no país, resultado da elevação do valor real do salário mínimo, da estabilidade da moeda e dos programas sociais governamentais.

    Percentual de acertos: 54,54%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 53
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012


    O comércio externo constitui um dos aspectos mais importantes da economia nacional em tempos de globalização. Observe, por exemplo, o mapa abaixo, que apresenta as importações dos E.U.A. provenientes do continente americano em 2005.


    A principal explicação para o elevado valor do intercâmbio de mercadorias dos Estados Unidos com os seus dois principais parceiros no continente americano é a existência de:

    (A) acordo comercial

    (B) unidade monetária

    (C) igualdade tributária

    (D) infraestrutura integrada

     

    Alternativa correta: (A)

    Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia

    Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço

    Subitem do programa: Redes técnicas e as interações socioespaciais no capitalismo globalizado

    Objetivo: Explicar intensidade e direção dos fluxos comerciais dos Estados Unidos no continente americano.

    Comentário da questão:

    O mapa apresenta o total das mercadorias exportadas pelos países da América para os Estados Unidos. Nele, destaca-se o volume de comércio do México e do Canadá, muito superior ao de todos os outros países do continente. A explicação para esse vínculo estreito é a existência do NAFTA, acordo de livre-comércio entre esses três países. A eliminação das barreiras alfandegárias desde a década de 1990, em função desse acordo, aprofundou e expandiu consideravelmente a integração econômica então existente, consolidando o México e o Canadá como os dois grandes parceiros comerciais estadunidenses no continente.

    Percentual de acertos: 71,92%

    Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 54
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012



    As sociedades industriais modernas desenvolveram formas de medir o tempo associadas ao uso do relógio e à padronização dos horários em escala nacional, como no caso da Inglaterra, no decorrer do século XIX.
    Um dos efeitos dessas medidas padronizadoras do tempo se manifestou basicamente na regulação dos:

    (A) ritmos do trabalho

    (B) sistemas de plantio

    (C) níveis de escolaridade

    (D) fluxos de investimentos

     

    Alternativa correta: (A)

    Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço

    Item do programa: Aplicação das categorias espaço e tempo nas Ciências Humanas

    Subitem do programa: Os diferentes ritmos, percepções e concepções de tempo histórico

    Eixo interdisciplinar 2: Economia, Trabalho e Tecnologia

    Item do programa 2: Relações de trabalho no mundo moderno

    Subitem do programa 2: Processos de produção, desenvolvimento técnico-científico e as formas de organização do trabalho

    Objetivo: Identificar efeito da padronização da marcação do tempo nas sociedades industriais no século XIX.

    Comentário da questão:

    A Inglaterra foi a primeira sociedade europeia a vivenciar a Revolução Industrial e, portanto, a primeira também a sentir os efeitos dos progressos tecnológicos na alteração dos ritmos da vida social. Como mencionado no texto, a padronização dos horários dos trens e a criação de referências uniformes para a medição do tempo, no território nacional, foram necessidades causadas pelas novas demandas de mercado, nos quadros da mecanização da produção e dos transportes coletivos. A produtividade mais acelerada de uma economia industrial dependia intrinsicamente da regulação e da divisão do trabalho assalariado, garantindo, de maneira complementar, lucros crescentes.

    Percentual de acertos: 68,83%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 55
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012



    Assassinado em 1968, Martin Luther King iniciou suas atividades políticas em 1956, a partir do episódio relatado na reportagem.
    O principal resultado das propostas de Martin Luther King para a sociedade norte-americana está diretamente relacionado com:

    (A) unificação das leis estaduais

    (B) expansão da igualdade social

    (C) regulação de causas trabalhistas

    (D) universalização dos direitos civis

     

    Alternativa correta: (D)

    Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura

    Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo

    Subitem do programa: Movimentos nacionalistas, rivalidades regionais e étnico-culturais

    Objetivo: Identificar resultado dos movimentos sociais contrários à segregação racial nos E.U.A. nas décadas de 1950 e 1960.

    Comentário da questão:

    A segregação racial na sociedade norte-americana se apoiava, nos estados do sul, na existência de leis que estabeleciam espaços para brancos e negros em diversos logradouros e atividades quotidianas da vida social, como o caso da ocupação dos assentos em ônibus municipais, relatado na reportagem. No decorrer da década de 1950, expandiram-se os movimentos de contestação a essas leis, favorecidos, em determinados aspectos, pelas repercussões das lutas de descolonização na Ásia e na África, pelo debate acerca dos direitos dos povos e das nações e, especialmente, pela crítica disseminada ao conceito de raça e seus usos legitimadores de práticas de dominação e de exclusão.  As ações deflagradas sob a liderança de Martin Luther King contribuíram para o fim das leis segregacionistas nos E.U.A., alcançando repercussão internacional entre aqueles que lutavam pela universalização dos direitos civis.

    Percentual de acertos: 39,75%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 56
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012



    A situação descrita no texto ocorre porque, no Brasil, a classificação oficial de uma aglomeração urbana se dá exclusivamente a partir do seguinte critério:

    (A) hierárquico-funcional

    (B) econômico-financeiro

    (C) político-administrativo

    (D) demográfico-quantitativo

     

    Alternativa correta: (C)

    Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço

    Item do programa: Expansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo

    Subitem do programa: Hierarquias, territorializações, formas espaciais e dinâmicas sociais da urbanização

    Objetivo: Identificar critério de definição de aglomerado urbano utilizado no Brasil.

    Comentário da questão:

    O critério brasileiro de definição de aglomerado urbano é arcaico, data da década de 1930. Por ele, apenas uma função urbana, a político-administrativa, é considerada decisiva para regulamentar o que é ou não um espaço urbano. No país, toda sede de município é classificada como cidade, e qualquer sede de distrito (uma subdivisão municipal) é definida como vila. Ambos, cidade e vila, são considerados aglomerados urbanos. A adoção desse critério gera as distorções apontadas no texto de José Eli da Veiga. Aglomerados com população extremamente reduzida, sem infraestrutura ou funções urbanas avançadas, são classificados como urbanos, apenas porque são sedes municipais ou distritais.

    Percentual de acertos: 22,04%

    Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 57
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012



    O censo de 2010 revelou mudanças significativas na escolha de religião pelos brasileiros, como se pode observar no gráfico.
    A mudança registrada nos percentuais de evangélicos para o período 1980-2010 se explica principalmente pelo seguinte fator:

    (A) estímulo à migração de fiéis, institucionalizando a criação de novos templos

    (B) obrigatoriedade do ensino religioso na educação básica, favorecendo a conversão

    (C) capacitação de funções de liderança, priorizando a formação superior de pastores

    (D) ampliação de práticas missionárias, mobilizando os meios de comunicação de massa

     

    Alternativa correta: (D)

    Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço

    Item do programa: Dinâmica populacional no mundo e no Brasil, ao longo do processo histórico

    Subitem do programa: Crescimento demográfico e transformações sociais

    Objetivo: Explicar o crescimento do percentual de evangélicos na sociedade brasileira entre 1980 e 2010.

    Comentário da questão:

    As mudanças demográficas e nos hábitos da população brasileira intensificaram-se nos últimos trinta anos. Os censos do IBGE registraram essas transformações, valorizando e disponibilizando dados e informações variadas, como, por exemplo, o da escolha de religião. Como está indicado no gráfico, o declínio do percentual de católicos foi acompanhado, paralelamente, pela elevação do percentual dos que se declaram sem religião e pelo crescimento significativo de evangélicos, que se caracterizam pelo número expressivo de igrejas de denominações diferenciadas. Um elemento importante para a expansão nacional dos evangélicos foi o uso regular das mídias, entre elas a televisão, para a divulgação de obras e ações e a conquista de novos fiéis. A expansão desse grupo religioso valeu-se assim do processo correlato de modernização e diversificação dos meios de comunicação de massa, no Brasil, a partir da década de 1980.

    Percentual de acertos: 68,07%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 58
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012




    Os processos de patrimonialização acentuaram-se ao longo dos últimos trinta anos, incorporando inclusive novas categorias, como a de “paisagem cultural”.
    Para o caso do Rio de Janeiro, a manutenção da harmonia entre ocupação humana e meio ambiente no espaço urbano deve ser garantida, principalmente, por meio de:

    (A) flexibilização da legislação das regiões sujeitas a proteção ambiental

    (B) desapropriação das áreas de encostas existentes na região metropolitana

    (C) preservação dos conjuntos de logradouros dotados de atrativos naturais

    (D) reordenamento das áreas litorâneas marcadas pela expansão imobiliária

     

    Alternativa correta: (C)

    Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço

    Item do programa: Expansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo

    Subitem do programa: Processos espaço-temporais de formação da região metropolitana do Rio de Janeiro

    Eixo interdisciplinar 2: Política, Cidadania e Cultura

    Item do programa 2: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política, cidadania e cultura

    Subitem do programa 2: Patrimônio e memória

    Objetivo: Discriminar ação derivada da designação da cidade do Rio de Janeiro como Patrimônio Mundial na categoria paisagem cultural.

    Comentário da questão:

    O crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro, ao longo de sua história, sempre esteve associado à intervenção no meio natural. As formas de intervenção alternaram-se e, na atualidade, têm sido cada vez mais condicionadas pelos debates acerca das políticas ambientais e do princípio da sustentabilidade.  A elevação da cidade a Patrimônio Mundial na categoria paisagem cultural em 2012 acentua a necessidade de ações direcionadas para a criação e a preservação da harmonia entre ocupação humana e uso da natureza. Nesse contexto, destacam-se a proteção e a valorização de logradouros cujos atrativos naturais figuram entre as paisagens de cartões-postais consagrados do Rio de Janeiro, como o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas, entre outros.

    Percentual de acertos: 51,51%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 59
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012




    A extração de recursos naturais da Floresta Amazônica, como o látex, ainda hoje se insere em um contexto de problemas sociais, relacionados principalmente ao seguinte fator:

    (A) escassez de mão de obra qualificada

    (B) precariedade das condições de trabalho

    (C) insuficiência dos sistemas de transporte

    (D) insalubridade da infraestrutura habitacional

     

    Alternativa correta: (B)

    Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia

    Item do programa: Relações de trabalho no mundo moderno

    Subitem do programa: Os conflitos sociais, as estruturas agrária e fundiária e a modernização do campo

    Objetivo: Explicar a permanência de problemas sociais relacionados à exploração dos recursos naturais amazônicos.

    Comentário da questão:

    A extração do látex na região amazônica foi, entre finais do século XIX e o momento atual, uma das principais atividades de exploração dos recursos naturais da floresta tropical. As formas de organização do trabalho, da produção e da comercialização do látex alteraram-se profundamente ao longo desse período, sendo, todavia, repetitivos os conflitos associados ao acesso à terra e à exploração da mão de obra. Como mencionado no texto, o assassinato do líder Chico Mendes, em 1988, tornou-se um marco trágico da permanência de condições precárias de trabalho dos seringueiros, caracterizadas pela negligência quanto aos direitos trabalhistas e aos baixos ganhos auferidos com esse extrativismo.

    Percentual de acertos: 72,54%

    Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

    2013 - 2º Exame de Qualificação - Questão 60
    Área do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Ano 5, n. 15, ano 2012



    Com base no mapa, é possível associar a macrorregião brasileira com maior proporção de migrantes à presença da seguinte dinâmica socioespacial:

    (A) criação de área turística

    (B) formação de distrito industrial

    (C) ampliação de reserva ambiental

    (D) expansão da fronteira agropecuária

     

    Alternativa correta: (D)

    Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço

    Item do programa: Dinâmica populacional no mundo e no Brasil, ao longo do processo histórico

    Subitem do programa: Migrações e seus impactos socioculturais

    Objetivo: Discriminar dinâmica territorial associada aos fluxos migratórios internos.

    Comentário da questão:

    O mapa temático apresenta a proporção de migrantes em relação à população total em cada microrregião brasileira. As localidades em que essa proporção é maior registram a presença de 9 a 40% de migrantes. Com base no mapa, a macrorregião Centro-Oeste é aquela na qual se encontram os percentuais mais elevados de população migrante, especialmente a porção norte desse espaço do país. Tal situação demográfica é resultado do avanço da fronteira agrícola: no Centro-Oeste, nos últimos quarenta anos, sobretudo em virtude da expansão da cultura da soja, a atividade pecuária foi gradualmente deslocada para o norte. A expansão das atividades agropecuárias gerou demandas de mão de obra que atraíram muitos trabalhadores de outras regiões do país.

    Percentual de acertos: 54,74%

    Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)